O Parque Estadual da Serra do Mar tem cerca de 315 mil hectares, vai da divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro até Itariri, no sul do estado paulista, e contém a maior área contínua de Mata Atlântica preservada do Brasil. Porém grande parte da sua vegetação é de mata secundária e sem fauna de grande porte devido a caça intensa e corte de palmito.
É formado pelos núcleos:
- Caraguatatuba
- Cubatão
- Núcleo Curucutu
- Núcleo Cunha-Indaiá
- Núcleo Picinguaba
- Núcleo Santa Virgínia
- São Bernardo do Campo
- São Sebastião
Com 115 mil hectares, envolvendo quinze municípios da região metropolitana de São Paulo e da Baixada Santista, Cubatão é um dos núcleos administrativos do Parque Estadual da Serra do Mar.
A Mata Atlântica já cobriu quase toda a faixa litorânea de Norte a Sul do Brasil. Hoje, o pouco que restou está protegido em parques, reservas e estações ecológicas, conhecidas como Unidades de Conservação de uso indireto.
Em São Paulo, Unidades como o Parque Estadual da Serra do Mar, são administradas pela Secretaria do Meio Ambiente, através doInstituto Florestal. A caça e corte de palmito (Euterpe edulis) é extremamente comum em todos os núcleos do Parque. A fiscalização é quase inexistente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário